Por que é tão importante manter a rotina de sono nas férias


Como garantir que as crianças vão dormir bem nas férias

Tudo é uma questão de rotina, ou de ficar mais perto dela o possível. No caso da rotina para dormir, ela recebe o nome de higiene do sono. Mesmo com os horários alterados pela falta da escola, alguns hábitos podem ajudar a noite a ser um pouquinho mais fácil.

1. De preferência, que a criança vá acordada para a cama
A tentação de deixar as crianças adormecerem no sofá ou na cama dos pais e só depois levá-las para o quarto é grande, mas sempre que possível isso deve ser evitado. É importante que desde pequenas elas aprendam a pegar no sono no seu próprio espaço. Além disso, é possível que elas se assustem se acordarem no meio da noite e perceberem que dormiram em um lugar, mas agora estão em outro. Claro que, se seu filho já está dormindo, você não deve acordá-lo apenas para levar para a cama, mas quando começar a perceber que a sonolência está aparecendo, é hora de tomar o rumo do quarto.

2. Na medida do possível, respeite os horários
Isso não vale somente para o sono noturno. Para os mais novos, que ainda estão na fase de tirar sonecas ao longo do dia, é importante respeitar essa rotina também para não desregularizar a hora de dormir. Se a família estiver viajando, ajustar a agenda de atividades e passeios para acomodar o cochilo em momentos de hotel ou carro é a solução ideal. Acredite: você vai agradecer depois.

3. Mantenha (ou crie) uma rotina para o sono nas férias
A sequência de ações ou atividades da criança antes de ir para a cama é importante para que ela comece a aprender sobre a higiene do sono e ainda mais para que ela saiba quando é hora de começar a se preparar para dormir (mesmo que ainda não perceba isso claramente). Para os mais novos, em casa ou em viagem, mantenha a regularidade da hora do sono: um banho morno, talvez um snack ou leite, uma história e depois luz apagada. A rotina é individual de cada família, mas mantê-la é para todos.

4. Gaste energia
Esse vale para todas as idades! A energia acumulada ao longo do dia pode dificultar a hora de dormir à noite. Por isso é importante que crianças, adolescentes e adultos “gastem” tudo o que tiverem que gastar antes de a noite chegar. Sabe aquela sensação de “estava tão cansado que caí duro na cama”? É ela mesma que estamos buscando. Programar para as férias atividades que consumam energia, física e mental, ajuda a hora de dormir a ser mais tranquila, além de ser importante para a saúde.

5. Divirta-se!
Estamos falando de férias. Regularidade do sono é importante e vai facilitar a volta à rotina na retomada das aulas, mas são férias. Tudo bem se a criançada for para a cama mais tarde alguns dias ou se se levantarem depois algumas vezes.

Referência:


Fonte Texto: https://www.persono.com.br/insights/sono-e-ciencia/rotina-de-sono-nas-ferias Fonte Imagem: br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/crianca-dormindo’>Criança dormindo foto criado por gpointstudio – br.freepik.com